Ibiúna In Side!


 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Rolê de bike até as grutas de São Sebastião!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Beto Marcicano
Admin
avatar

Número de Mensagens : 74
Idade : 36
Localização : Ibiúna/SP
Data de inscrição : 05/06/2008

MensagemAssunto: Rolê de bike até as grutas de São Sebastião!   Qui Jun 05, 2008 10:35 pm

Fala povo! Vou transcrever a matéria que está no meu Blog:

Passeio de bike até as Grutas de São Sebastião em Ibiúna/SP

A saída!

Quinta feira, dia 22, dia do passeio. 8:00h da manhã, estava preparando os lanches que eu e a Lu iríamos levar no passeio, já estava atrasado pra variar hehe. Bom, com os lanches feitos, mochilas devidamente preparadas, capacetes, luvas e bikes OK, partimos.

Saímos da cidade por volta das 9:00h, meio tarde, pois a ideia era as 8:30h já estar na estrada, onde poucos quilómetros após deixarmos o centro da cidade encontraríamos a nossa parceira Meire, que também nos acompanharia (na verdade era pra ir bem mais gente, porém varios imprevistos impediram que os outros participassem). Não demorou muito e já a avistamos com sua bike! Trio completo, vamos pedalar!


Luciana, minha companheira de pedal!

Não demorou e encontramos um bom rítimo de pedal, a manhã estava fria, faziam menos de 20 graus na hora que saímos, sendo assim nossas blusas nos acompanharam por algum tempo ainda, mas logo o sol fez seu trabalho e o dia ficou com temperaturas bem agradáveis!


Meire e Lu no pedal...



A Meire tá sem capacete ainda, mas já está providenciando, há, e o tiozinho da Barra Forte não estava junto não, só quis dar uma de "Robert" mesmo hehe...



Na estrada!

Fomos seguindo hora num rítimo mais forte, hora mais lento devido a grande quantidade de subidas no caminho de ida. Mas fomos vencendo os obstáculos com paciência, um pouco de força no pedal, e água, muita água hehe! Mas também aproveitamos bem as grandes descidas no trajeto, em algumas passando dos 60km/h!



Casal Pedal hehe...

Mas na maior parte do caminho fomos devagar, aproveitando a paisagem, filmando e fotografando, sentindo o ar frio e puro da manhã, o céu azul e o sol brilhando só aumentavam o prazer de pedalar em uma manhã tão agradável!



Ainda no trecho de asfalto, que ainda iria durar um certo tempo...


Força no pedal...

Fomos passando por diversos bairros da zona rural, onde as crianças faziam festa com a nossa passagem, e os adultos olhavam meio desconfiados, não acostumados com o "equipamento" de ciclista, a uma certa altura do caminho cruzei com um senhor mais idoso que comentou com sua companheira, "Eita, que troço mais estranho na cabeça desse pessoar" hehe...


Visão comum na região...


Saindo do asfalto!

Finalmente, depois de cerca de 15km de asfalto, chegamos ao trecho de terra do caminho, que devido a proximidade da festa de São Sebastião (famosa festa religiosa da região) estava todo pedregulhado, mas com pedras muito grandes mesmo, o que dificultou em muito o pedalar, posso dizer que se compara a pedalar na areia, simplesmente o pedal não rendia! Mas mesmo assim não tinha como desanimar, a paisagem compensava muito! Ainda ajudamos alguns turistas que estavam de carro e bem perdidos a encontrar o caminho certo para as grutas. Boa ação do dia feita, seguimos nosso caminho...




Aqui até estava suave hehe...


Vista da estrada, Ibiúna Golf Club...

E fomos seguindo, umas subidas que pareciam não acabar mais hehe, mas fomos pedalando, parando, empurrando, pedalando parando, e pouco a pouco íamos avançando!

Uma das dificuldades extras que encontramos além dos pedregulhos, foi que especificamente neste dia havia um movimento anormal de carros nesta estrada, descobrimos depois que parte dos carros estavam indo a uma chácara próxima a entrada do sítio onde ficam as grutas, e outra parte estavam indo para as próprias grutas... Infelizmente os carros não se importam muito com os pedestres e ciclistas na estrada, e passavam em velocidade, levantando muita, mas muita poeira mesmo...


Subidão!


Muita Poeira...

Passando a metade do caminho de terra já, paramos na mercearia de uma senhora com "cara de poucos amigos" (ponto de parada obrigatório já!) pra tomar uma bela Tubaína de garrafa de vidro e comer um bom doce de amendoim, seres em extinção na cidade hehe... Mas que a dona da mercearia tem um cara de que vai bater em quem entrar, há isso ela tem hehe...


Parada para um pit stop...


Recarregando as baterias...

Voltando pra estrada, mais um pouco de subida, a sensação é de estar próximo do topo do mundo hehe, mas o esforço vale muito a pena! A essa altura do campeonato já estamos por volta dos 1000 metros de altitude, e subindo! Não parece muita coisa, mas vai pedalando pra ver hehe...


Pausa na sombra pra tomar um ar no meio de uma das inúmeras subidas...


Trecho a ser percorrido ainda...

Quase lá!

Após muito sobe e desce pela estrada de terra principal, acabamos chegando então na estradinha de terra secundária, que da acesso as grutas e a Capela de São Sebastião, onde os romeiros vem "buscar o santo" antes da popular festa de maio, ou simplesmente, Festa de São Sebastião. Nesta estrada ainda temos algumas subidas meio "brabas", mas a vasta vegetação, e os rios e riachos que nos acompanham pelo caminho todo acabam nos distraindo, e nem percebemos muito o esforço extra. Sem contar que algumas das descidas mais bacanas estão nesta parte do trajeto!


Acesso para a estrada das grutas...


Um pouco de descida pra animar...


La vai Lu na sua super GTS Rosa hehe...

Chegando!

Após mais algumas pedaladas, um descida animal que eu não fotografei porque estava muito ocupado saltando as pedras hehe, chegamos na entrada do sítio onde fica a Capela, com um belo lago ao lado direito, e arvores realmente grandes do lado esquerdo, e quando eu digo grandes é porque são mesmo, pra se ter uma ideia, as raízes destas arvores chegam a cruzar a estrada! Muito bacana mesmo!



O lago dos... Gansos! E cuidado, esses bixos adoram correr atrás de ciclista hehe...


Bom, chegamos na Capela por volta das 12:15h, lá tem uma boa estrutura, banheiros, churrasqueiras, um local coberto com mesas e bancos de concreto pra poder lanchar sossegado, em fim, na medida pra dar uma descansada depois do pedal!

Demos um tempo ali, só curtindo a vista, a tranquilidade, o ar puro do local, sem contar o vento que parece soprar de uma forma diferente lá, parece até ter "vontade própria", é um local que além de muito bonito tem um "que" de místico, foi considerado por muito tempo como solo sagrado, hoje infelizmente as pessoas não tem a mesma fé nem o mesmo respeito que tinham antigamente, mas mesmo assim é impossível ficar indiferente as sensações que o lugar proporciona...

Ainda tivemos um bônus, encontramos com uns amigos ciclistas de Caucaia do Alto por lá, que por coincidência ficaram sabendo que iríamos fazer o mesmo passeio através do meu humilde Blog hehe! Um grande abraço ao amigo Fábio e toda a galera!


Eu no topo do "sertão Ibiunense" hehe...

Devidamente descansados e alimentados, pegamos a pequena trilha (nem tão pequena hehe) que da acesso as grutas, um caminho difícil, acidentado e muito liso, e até por isso deixamos as bikes próximas a capela e descemos a pé...






Trecho do acesso as grutas, aqui até é suave, mas depois complica hehe...


Entrada de uma das grutas


Cemitério dos Bugres, próximo a Capela.


É um cemitério muito antigo, centenário, era usado para a população local, quer devido ao acesso muito difícil a região na época, acabavam enterrado seus entes queridos ali mesmo...

"Não tirei mais fotos das grutas porque minha bateria estava acabando, mas pra quem quiser, eu tenho algumas de outras vezes que visitei o local, é só pedir que eu envio!"


Voltando!

Na volta não tivemos muitas surpresas, apenas um certo cansaço, porém como vocês devem se lembrar, no caminho de ida tivemos muitas subidas, que agora eram... Enormes descidas! Sendo assim, além de nos esforçarmos menos, também ganhamos tempo na volta, não que estivéssemos com muita pressa, mas é que nessa época do ano começa a escurecer meio cedo, embora minha bike esteja equipada com sinalizdor traseiro, e farol de leds, a ideia de pedalar a noite no meio do mato depois de um dia de subidas e trilhas não me parecia muito boa, mesmo porque eu esqueci de levar meu kit de ferramentas e reparo de pneus, então se desse pra chegar antes de anoitecer, melhor!



Voltando já no final da tarde, o ar seco e a poeira atrapalhavam, mas não chegavam a incomodar...



Curtindo o por do Sol na estrada de bike, uma das melhores sensações que eu já tive na vida!


...


E ele se foi, o sol claro hehe, e pouco tempo depois eu já estava em casa, cansado, empoeirado, sujo, mas feliz como em poucos dias da minha vida! Embora o trajeto possa parecer curto para alguns ciclistas mais experientes, para nós os pouco mais de 60km foram um desafio, devido as condições da estrada, com muito cascalho, subidas intermináveis, e muita poeira. A sensação era de ter percorrido uns 120 km hehe. Mas a sensação de conquista, e de superação compensaram tudo, sem contar todos os momentos agradáveis, paisagens maravilhosas, o contato direto e a integração com a natureza, que seriam impossíveis de se ter dentro de um carro!


Espetáculo da natureza... E de graça hehe...


É isso aí! Você curtiu o passeio? Quer participar? Já estamos planejando o próximo, é só entrar em contato com a gente, e se unir ao grupo, ficaremos felizes em ter mais companheiros de pedal! Grande abraço a todos!!

Prévia do vídeo: (recomendo ver em qualidade alta)

http://br.youtube.com/watch?v=3kiEtVggQfs

http://br.youtube.com/watch?v=M43cs-7cmBE

Em breve estarei disponibilizando o vídeo na integra e já editado, e com cerca de meia hora de filmagens com trechos de todo o passeio!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://superacaoblog.blogspot.com/
 
Rolê de bike até as grutas de São Sebastião!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AJUDA: Montando um carrinho ambulante de mini pizza
» [BACKUP] 2017 - Listagem: TAG's ¹
» Recado para Sebastião Idalino da Penha - SP

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Ibiúna In Side! :: Ibiúna In Side :: Ibiúna In Side - Geral-
Ir para: