Ibiúna In Side!


 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 
 

 8 motivos para não andar de bicicleta na contra mão.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Beto Marcicano
Admin


Número de Mensagens: 74
Idade: 33
Localização: Ibiúna/SP
Data de inscrição: 05/06/2008

MensagemAssunto: 8 motivos para não andar de bicicleta na contra mão.   Sex Jun 06, 2008 8:21 pm

Resumo do texto que eu fiz para o meu blog, dirigido especialmente para os "manos" que tem esse hábito... Wink

8 motivos para não andar de bicicleta na contra mão:

1º - Bom, primeiramente você deve andar na mão correta porque é a lei. Ao contrário do que muita gente pensa, bicicleta não é brinquedo, e sim um veículo não motorizado (movido a propulsão humana) portanto se enquadra nas leis de trânsito como qualquer outro veículo. Claro que com alguns artigos próprios.

2° - Vamos supor que por ventura você venha todo confiante pela contra mão, pois afinal de contas você está "vendo o quem vem pela frente" e leve um esbarrão de um carro, moto, ou até outro ciclista e isso resulte em um acidente. Sabe quem vai responder pelos danos causados? Pois é bonitão, é você mesmo, porque segundo a lei, você está no sentido errado, colocando em risco a sua segurança e a de terceiros, já se você estivesse no sentido certo... "Há, mas um monte de gente faz isso..." Pois é, e todos eles estão errados, acho que já passou da hora de mudar os hábitos e passar a fazer a coisa certa não?

3° - O argumento de que "pedalando na contra mão eu vejo o que vem na minha direção" é completamente furado. Veja só, na cidade onde a velocidade dos veículos é menor você até poderia conseguir desviar de alguma "ameaça", mas o que ocorre é o seguinte, tanto motoristas como pedestres, na hora de sair de uma vaga, abrir uma porta ou atravessar uma rua, estão condicionados a olhar só para um lado da via, o lado de onde vem o tráfego, eles não esperam e nem imaginam que uma bicicleta possa vir em velocidade razoável no sentido contrário. Essa é a hora em que você vai colidir com eles e vai ter que ficar quieto, pois é você que está errado.

Nas estradas e rodovias a situação é ainda pior. Os veículos motorizados andam em velocidades muito altas, e acredite, nem o Flash conseguiria desviar de um carro vindo a 120 km/h de frente com ele, ainda mais porque a velocidade de aproximação é a soma da velocidade do carro com a velocidade da bike, sendo assim se o carro estiver a 60km/h e você a 30km/h por exemplo, a velocidade da aproximação será de 90km/h! Já se os dois estiverem no mesmo sentido a velocidade de aproximação será de apenas 30 km/h! Sendo assim o importante não é você ver o carro, e sim você ser visto pelo carro! Por isso que é recomendado que o ciclista use roupas de cores mais chamativas, capacete, refletores ou luzes de sinalização.

4° - Impactos frontais são muito mais letais para o ciclista que impactos por trás, inclusive existem estudos que indicam que o numero de impactos por trás são insignificantes se comparados aos impactos frontais.

5° - Se desejamos que a bike seja reconhecida como veículo, então devemos respeitar as leis de trânsito sim, para que elas sejam vistas como tal.

6° - Ao pedalar na contra mão o ciclista torna-se um elemento estranho aos reflexos dos motoristas que já estão condicionados a responder a objetos que trafegam na mesma direção, correndo o risco de sofrer e causar acidentes graves.

7 ° - Quem trafega na contra mão, coloca em risco a segurança dos Ciclistas que estão treinando ou simplesmente se deslocando no sentido correto.

8° - A bicicleta tem prioridade no trânsito sobre os veículos motorizados (embora na prática isso não ocorra, no Brasil vale a lei do mais forte...), mas o pedestre tem a preferência sobre todos os veículos, portanto andando na mão certa você preserva a saúde e bem estar físico dos pedestres mais desatentos, evitando passar literalmente por cima deles hehe.

Faça a coisa certa, respeitando as leis todos só tem a ganhar...

Código de trânsito Brasileiro:

"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://superacaoblog.blogspot.com/
 

8 motivos para não andar de bicicleta na contra mão.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» O que é hoje ser de esquerda ou de direita
» 10 MOTIVOS PARA VOTAR SANTANA LOPES PARA A CÂMARA DE LISBOA...
» essa maldita caspa
» Casa Branca decorada com motivos étnicos ..destak
» Mulher atacada por andar em calçada só para homens

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Ibiúna In Side! :: Papo de bar! :: Geral-